Uma das premissas mais repetidas atualmente é que, para uma marca existir e gerar impacto, precisa estar no ambiente digital. Ok, isso é fato! Aliás, um post não é apenas um post: ele é o capital social de uma marca, algo que deve ser bem planejado antes de ser publicado.
Já reparou como algumas postagens, quando não são bem pensadas, têm o poder de desencadear crises até mesmo para grandes marcas?
No meio digital, tanto quanto no offline, é importante ter atenção com a forma com que nos comunicamos. Afinal, as empresas também têm papel social/político. É com isso que as pessoas se conectam!
Mas, nem sempre tudo sai como o planejado. Uma postagem pode ser bem elaborada e ainda assim não ter retorno para a empresa, o que pode estar ligado a diversos motivos. Desde um plano de marca que não foi bem estruturado, passando por conteúdos que não geram conexão com o público-alvo e até uma mensagem que não seja compreensível ou interessante para o usuário.
Por isso, devemos olhar além. Foi-se o tempo em que um like bastava. Muitas pessoas estão nas redes apenas navegando e o que capta a atenção é o estímulo que cada post proporciona quando é visto. Clicar em um link, efetuar uma compra, ter comentários, compartilhamentos… Tudo isso vai depender do objetivo e de cada estratégia definida.
Então, amplie sua visão! Lembre que um post não é só um post: é um elemento da marca que, no fundo, tem o objetivo de gerar vendas e converter um usuário em cliente/parceiro. Então cada ação deve ser pautada num plano ainda maior.
Logo, a sua marca não precisa “existir” nas redes sociais: ela precisa estar presente!